As visitas aos dentistas não devem ser realizadas apenas quando o paciente deseja realizar um novo procedimento estético ou quando está sentindo alguma dor em seus dentes.

A visita regular ao dentista permite que o profissional sempre esteja ciente sobre a saúde dos seus dentes, podendo recomendar cuidados especiais, prevenir doenças e até mesmo descobrir algum problema bucal antes que ele se desenvolva e torne-se um problema mais grave!

Quando devo visitar o dentista?

É recomendado que a visita ao dentista seja realizada de seis em seis meses, para que você sempre mantenha os seus dentes saudáveis e brancos!

Mas atenção: caso você tenha alguma enfermidade dentária crônica já diagnosticada e em tratamento, é possível que o seu dentista opte por um calendário diferente de visitas ou pela realização de determinados procedimentos.

Quais são os principais tratamentos regulares?

Durante as visitas regulares ao dentista, existem certos tratamentos que são realizados com frequência, permitindo que seus dentes continuem sempre bonitos e a saúde da sua boca esteja em dia! Conheça cada um desses tratamentos e seus benefícios.

Limpeza

A limpeza é um dos tratamentos mais populares de uma clínica odontológica, pois é rápida, prática e realizada em pacientes de todas as idades.

Durante a limpeza, o profissional irá realizar a higienização mais profunda e minuciosa dos dentes, removendo placas bacterianas que não saem apenas com a escovação do dia a dia, evitando o desenvolvimento de tártaro e, consequentemente, evitando o aparecimento de uma série de problemas, como por exemplo, a gengivite.

Raspagem de tártaro

O tártaro é um problema responsável pelo amarelamento dos dentes, formando uma crosta sólida nos dentes ou próxima à gengiva. Para resolver o problema, o dentista realiza a raspagem dessa camada de bactérias nocivas à saúde bucal.

Para isso, são utilizados alguns instrumentos para a raspagem e a recuperação da superfície dos dentes. O procedimento é bastante similar à limpeza, porém o que muda é o foco do problema, ou seja, o tártaro.

Obturação

A obturação é um procedimento realizado com o objetivo de preencher os espaços dos dentes que foram danificados ou corroídos pela cárie, possuindo buracos ou ficando menores.

Muitas vezes, isso ocorre no topo da estrutura do dente, deixando a raiz dentária exposta causando incômodo e dor durante a mastigação dos alimentos ou do consumo de bebidas quentes/geladas demais. E para evitar que esse problema continue, o dentista preenche esses espaços com um obturador.

Canal

Porém, quando a cárie se torna muito profunda, ela pode afetar a polpa do dente. Quando isso acontece, a polpa pode ter a circulação sanguínea reduzida ou paralisada, sofrendo com abcessos e inflamações e ainda corre o risco de infeccionar.

Neste caso, o profissional precisa realizar o tratamento de canal (endodontia), onde, durante o procedimento é retirado de parte da polpa que foi comprometida, é realizado a limpeza da região e, depois, esse espaço é preenchido com material odontológico que irá permitir que haja irrigação sanguínea no local, normalizando o funcionamento dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *