Prevenção Odontológica

A prevenção odontológica busca realizar todos os procedimentos para evitar problemas mais graves no futuro. Pois, uma das melhores formas de se tratar um problema é evitá-lo.

Os problemas causados pelas doenças bucais (cárie e doença periodontal) podem ser evitados por ações simples e contínuas, mantendo seu sorriso protegido de eventuais desconfortos.

Esse trabalho é realizado em conjunto, envolvendo paciente e dentista, de modo que o tratamento preventivo seja efetivo, devemos compreender algumas questões essenciais.

Existem duas principais doenças bucais: a cárie e a doença periodontal, que ataca a gengiva, os ossos e o ligamento periodontal.

As doenças são causadas por uma substância chamada placa bacteriana, que se forma a partir da união de vários componentes presentes em nossa boca.

Esta substância é prejudicial aos tecidos bucais, causando danos, como:

  • Corrosão dentária (manifestação da cárie);
  • Inflamação das gengivas e sangramentos (primeiras manifestações da doença periodontal).

 

Como podemos evitar?

A higiene bucal regular é a forma de preservar seu sorriso sempre saudável. Por este motivo, nossos profissionais fornecem orientações constantes sobre escovação correta, utilização do fio dental, alimentação equilibrada, entre outros.

Além disso, visitas periódicas ao dentista conferem um cuidado ainda mais intenso eficaz, confira:

  • Monitorar e acompanhar tratamentos realizados.
  • Avaliar a eficácia da higiene realizada pelo paciente.
  • Orientar o paciente quando necessário.
  • Detectar possíveis problemas em seus estágios iniciais.
  • Realizar profilaxia – limpeza realizada pelo profissional com utilização de equipamentos adequados (ultrassom, jatos de bicarbonato, pastas abrasivas).

Dessa forma, a visita regular consegue controlar com muita eficácia essas doenças e assim evitam-se os procedimentos mais complexos.