O clareamento dental é um procedimento realizado com o intuito de eliminar os pigmentos que deixam os dentes manchados e escurecidos, tornando-os mais brancos e, consequentemente, fazendo com o que paciente volte a sorrir sem medo ou vergonha!
Ao longo do tempo, pedacinhos de comida entram por essas microfissuras e se depositam na camada abaixo do esmalte, a dentina. É o acúmulo desse material que escurece o dente. Além disso, os pigmentos podem surgir pelo consumo excessivo de alimentos ricos em corantes, naturais ou artificiais.
Quais são os principais tipos de clareamento dental?
Existem inúmeros métodos utilizados para clarear os dentes. Porém, é fundamental que sejam realizados uma consulta e o acompanhamento com um profissional, para que os procedimentos sejam realizados de maneira segura e eficaz, além de evitar possíveis problemas.
Confira os principais tipos de clareamento dental:
Clareamento a laser (realizado no consultório)
O clareamento a laser é realizado de uma maneira rápida, prática e precisa. Durante o procedimento, é colocado sobre os dentes um gel com uma grande concentração de agentes clareadores e, posteriormente, aplica-se o laser. O laser é uma luz ultravioleta que acelera o processo dos agentes clareadores.
Clareamento caseiro
O clareamento caseiro requer um pouco mais de tempo do que o procedimento realizado em consultórios. O seu procedimento é realizado por meio de um molde dental de silicone colocado nos dentes diariamente, junto com um gel clareador. O tempo de tratamento e a quantidade de produto utilizada dependem de cada caso e, por isso, é importante o acompanhamento de um profissional.
Como é realizado o clareamento dental?
Antes de realizar o procedimento, o paciente precisa fazer uma limpeza básica na estrutura dentária, removendo a placa bacteriana e o tártaro. Esse procedimento auxilia na eficácia do clareamento, além de evitar dores e danos em áreas saudáveis.
Também é necessário proteger a gengiva. Quando a aplicação é realizada em consultório, o dentista irá cobri-la com um líquido protetor que, logo em seguida, é exposto a um feixe de luz, tornando-se rígido, como uma borracha. Em casa a substância clareadora é aplicada em um molde e não chega a tocar as gengivas.
Para começar a realização do procedimento, o dentista aplica o gel clareador nos dentes com uma seringa. Em todos os casos, o ingrediente ativo é o peróxido de hidrogênio ou o peróxido de carbamida. Ambos causam uma reação de oxidação e quebram moléculas orgânicas, como as derivadas dos alimentos.
O gel penetra nas fissuras e reage com as substâncias. A reação faz com que as moléculas das manchas sejam decompostas em pedaços menores, se soltando da dentina e sendo expulsas do dente. Logo em seguida, é utilizado o laser de luz, estimulando a reação do peróxido com as manchas.
Em casa, o paciente dará início ao procedimento utilizando a moldeira e o gel clareador.
Quanto tempo demora cada procedimento?
Nas sessões do consultório, o paciente fica de 20 a 30 minutos com o gel na boca. Para limpar o dente, o dentista apenas esguicha-o com água, eliminando as sobras das reações químicas. Em casa, o paciente deve realizá-lo todos os dias, por uma hora. O tratamento costuma durar, em média, três semanas.
Se interessou? Existem outros tipos de tratamentos estéticos e você pode tirar todas as suas dúvidas aqui na Vitara Odontologia em Caratinga MG.
Entre em contato com a gente e garanta um sorriso brilhante e saudável!